Mulher e sangue

Padrão

601390_443983632309839_1620324741_n

O que eu mais vejo, seja pelas pessoas, nas leituras, na internet, nos filmes … são tentativas constrangedoras tentando definir o que é “ser mulher”. E dá-lhe gente choramingando afirmando o quanto as mulheres são complicadas, não sabem o que querem, que são muitas em uma, que são mães inatas, que devem fazer isso ou aquilo, ser assim ou assado …

Sério. Alguma vez, você mulher, já foi questionada sinceramente sobre quem você é?

Então vou contar um segredo: NÓS SOMOS SERES HUMANOS CARAMBA!!! Erramos, acertamos, temos desejos, gostos, desgostos, vocações, habilidades, paixões, raciocínios tanto quanto qualquer outro … ser humano. Nossa biologia tem algumas diferenças, mas é só um fato necessário na … biologia. No campo da alma, no campo da mente … somos simplesmente, humanas. E o mais interessante dos seres humanos é que somos variáveis. Cada um tem uma personalidade própria. Sendo assim, onde cabe o rótulo dentro de uma variável de bilhões de seres humanos no planeta Terra?

Nessas últimas semanas participei de um curso sobre a aplicação da História da Arte dentro da Arteterapia. Em um dos dias, uma das professoras falou algo interessante: dentro de um mundo em que a cada dia nos distanciamos mais e mais do primitivo, do animalesco, e criamos uma identidade humana longe o bastante do instinto, a mulher ainda mantém um vínculo com esse lado instintivo através da menstruação.

Nós somos amadas e temidas. Em civilizações muito antigas, tínhamos muitas deusas. E dentre elas, a Grande Mãe: aquela nos dá a vida, aquela que nos sustenta e aquela que nos recebe de volta quando chega o nosso fim. Mas o feminino (não o gênero, o arquétipo, o símbolo, o princípio) é emocional, é animal, é puro instinto. E isso assusta. Porque como o ser humano vai alcançar o ápice da Razão e da disciplina sendo igual o animal?

Muitas foram queimadas. Muitas são queimadas pelas línguas ferinas e corpos monstruosos. E habitualmente, diariamente, somos julgadas, ameaçadas, rotuladas e aprisionadas.

Tem um tal ginecologista (que prefiro nem citar o nome) que começou a vomitar em programas matinais que a menstruação não é natural. Ele alega que nos tempos “das cavernas”, as mulheres ainda (?) eram próximas dos animais e procriavam sempre. Sendo assim, seus corpos não tinham tempo de menstruar. Além disso, diz que a menstruação é inútil, pois é um material não utilizado sendo jogado fora mensalmente, tem a TPM e a cólica e não entende porque muitas mulheres ainda não interromperam seus sangramentos.

Meu caro “doutor”, só tenho duas coisas para te dizer:

1) Mas é CLARO que a menstruação é natural. Eu não recorro de um artifício para sangrar todo mês, meu corpo produz esse sangue de forma total e absolutamente natural. Se eu tomasse hormônios ARTIFICIAIS todos os dias para parar de menstruar, aí sim eu lutaria contra a natureza.

2) TPM e cólicas são reais. Mas só incomodam porque vivemos em um mundo que nos cobra o TEMPO TODO. Inventaram que temos que nos tornar mulheres maravilhas e ser tudo ao mesmo tempo: mãe, esposa, trabalhadora, dona de casa, etc, etc. MAS NÓS PODEMOS ESCOLHER O QUE FAZER DE NOSSAS VIDAS!! Sabe aquela dor de barriga horrível quando estamos estressados? Imagina tendo um útero (que fica na mesma região de órgãos que atuam na dor de barriga) junto?

Falando em menstruação, porque essa necessidade de sentir nojo do nosso sangue? Sério … praticamente todos os seres vivos da face da terra tem fluídos. Sangue é vida, precisamos dele. Ele corre nas veias de mulheres e de homens. Então qual o problema em falar sobre menstruação? É só sangue …

Esse texto começou arrumadinho e terminou exaltado. Ele é similar a centenas de outros. Mas sinceramente … enquanto for necessário bater nessa tecla, textos assim continuarão a serem escritos.

Bom fim de semana. E às mulheres, bom ciclo!

 

[peguei a imagem aqui e não sei quem a criou]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s